domingo, 19 de junho de 2011

O Erro de Ser Correto

Às vezes me surpreendo pensando que no mundo de hoje, que sofre com tantas inversões de valores, parece não ser mais correto ser uma pessoa correta. Por quê? Eu justifico com alguns pequenos exemplos...

1- Hoje para se conseguir um emprego é muito comum (e necessário) o famoso “QI”. A pessoa pode não ser um profissional melhor que os outros tantos que enviaram seus currículos, mas tem um diferencial, uma amizade dentro da empresa e isso é o que basta. Agora, aqueles que tentam seguir pelos caminhos corretos, seguindo a burocracia, acabam não conseguindo resultados positivos. Estranho, não?
2- Falando em burocracia, burlá-la já é parte do cotidiano de todos nós. Tanto que quando procuramos seguir todos os trâmites legais, respeitando os nossos direitos e deveres, geralmente acabamos sendo prejudicados e “passados pra trás” por aqueles que buscam os atalhos para chegar antes aos seus objetivos finais.
3- Respeitar os outros também saiu de moda! Quando você respeita o espaço, os sentimentos, as opções dos outros, simplesmente não recebe esse mesmo respeito de volta. Pior que isso, quando tenta fazer valer esse respeito é que é mais desrespeitado ainda, ridicularizado e taxado de “certinho demais”.
  
Ok. Agora me pergunto, que sociedade é essa em que estamos vivendo hoje? Respeito sempre foi a base da educação, da boa convivência, etc. Estamos perdendo isso!!! Estamos perdendo o respeito pelas pessoas, pelas nossas crianças e elas pela sua infância. Estamos perdendo o respeito pelos nossos idosos e eles pela sabedoria que adquiriram ao longo de suas vidas. Estamos perdendo o respeito pelas nossas mulheres e elas por si próprias. Estamos perdendo o respeito pelos nossos relacionamentos amorosos e de amizade, estamos tratando uns aos outros como “qualquer um”. Não há mais envolvimento verdadeiro, aquele que respeita o espaço, os medos, as manias, as alegrias do outro. Estamos vivendo como se todos fôssemos desprezíveis e dispensáveis, facilmente substituíveis. Porém, os sentimentos, por mais que esqueçamos da presença deles, são parte integrante da nossa vida. Pode não parecer, mas sentimos quando somos desrespeitados, podemos não transparecer por uma infinidade de motivos, mas sentimos e cada acontecimento nos marca e, muitas vezes, a marca é tão profunda que fica para sempre, não importa o que falem ou o que aconteça.
  
Enfim, nessa nossa sociedade, tão esquecida do que é respeito, aqueles que ainda praticam atitudes corretas parecem estar errados; no entanto, eles estão apenas tentando manter a civilidade das relações humanas. Se valorizar, pensar antes de agir, respeitar normas, regras, leis, ter bom senso são atitudes que, se praticadas por todos, fariam do mundo um lugar muito melhor para se viver.

(M.O.)

Nenhum comentário: