Resumindo em uma palavra o que a tradução é para mim: uma PAIXÃO! Muito mais que a minha profissão, a tradução é algo muito querido em minha vida. Trabalho longas horas por dia, encaro uma série de dificuldades para conseguir manter a qualidade dos trabalhos, entregando dentro de prazos cada vez mais apertados, busco sempre novas oportunidades, tanto de trabalho quanto de aprendizado. Não paro nunca, nem quero parar! Tradução é um aprendizado constante... é estar sempre buscando muito mais do que apenas termos específicos de uma determinada área. Traduzir é mergulhar de cabeça no assunto, no texto, nos idiomas de partida e de chegada. Traduzir é explorar o texto até suas camadas mais profundas, é talvez conhecê-lo melhor até do que o seu próprio autor. Traduzir é encarar o desafio de escrever para especialistas não sendo um especialista naquela área do conhecimento. É trabalhar, pesquisar, ser curioso, não se dar por vencido diante das primeiras dificuldades do caminho. É revirar o Google, glossários, corporas, dicionários e tudo mais que puder ser útil.
Traduzir é ser dedicado tanto com o trabalho em si, quanto na busca de trabalhos! É não desistir logo diante dos “nãos”, diante das pessoas que agem de má-fé com pagamentos, é suportar a ignorância das pessoas que acham que não é profissão, apenas um “bico”. Também é suportar comentários de pessoas que acham que basta saber um pouco do idioma que qualquer um pode ser tradutor. Só mesmo quem trabalha com isso sabe como é e sabe muito bem que saber “se virar” em um idioma é muito diferente da carga de conhecimento necessária para se traduzir um texto.
Enfim, não dá para explicar uma paixão.... só entende quem realmente sente essa paixão em sua vida!
Trabalho há quase 3 anos com traduções, revisões e versões e só me apaixono cada vez mais! Por isso resolvi estender os assuntos deste Blog também para a área da tradução. Farei deste mais um canal para discutir os problemas e as alegrias da minha querida profissão!
(Mari Ormenese)
Nenhum comentário:
Postar um comentário